Neymar vai voltar para o Santos? Entenda como está a negociação com o Al-Hilal

DA REDAÇÃO

Após 16 meses de praticamente nenhuma participação no futebol do Al-Hilal, Neymar parece estar de volta ao Brasil, com destino ao Santos, clube que o revelou ao futebol mundial. A expectativa no time paulista é contar com o jogador ainda neste mês de janeiro para disputar o Campeonato Paulista, o Brasileirão e a Copa do Brasil. No entanto, a negociação esbarra em um grande entrave: a questão financeira.

Apesar do acerto entre Neymar e o Santos para um retorno por seis meses, a principal dificuldade para concretizar o negócio é o valor que o jogador ainda tem a receber no Al-Hilal. Com contrato até junho de 2025, Neymar ainda tem 65 milhões de euros (aproximadamente R$ 401 milhões) a receber em salários e campanhas de marketing. O Santos não tem recursos suficientes para pagar essa quantia ou qualquer valor considerável para adquirir o atleta, o que torna necessária uma negociação de rescisão com o Al-Hilal.

Uma possível solução seria o pagamento parcelado do valor devido, permitindo que Neymar não abra mão da quantia acordada, mas sem comprometer o fluxo de caixa do Santos. Outra possibilidade cogitada foi um empréstimo de seis meses, mas essa alternativa também não se viabilizou financeiramente, já que o Santos tem capacidade para pagar o salário do jogador, mas o Al-Hilal não estaria disposto a arcar com o salário de Neymar durante o período de empréstimo.

O Al-Hilal, que pagou 320 milhões de euros (cerca de R$ 1,7 bilhão) ao PSG para contratar Neymar em 2023, vê a venda do jogador como a melhor opção para recuperar parte desse investimento. No entanto, devido ao histórico de lesões e a idade avançada de Neymar, que completará 33 anos em fevereiro, as ofertas que chegaram até o clube saudita não têm sido tão generosas quanto o esperado.

Além disso, o técnico Jorge Jesus já comentou a situação de Neymar, afirmando que está “muito difícil”. O treinador revelou que o jogador não tem conseguido acompanhar os companheiros de elenco nas atividades físicas e que ele está inscrito apenas para a Champions Asiática, não para o Campeonato Saudita. Com isso, o Al-Hilal não conta mais com Neymar para o futuro e está disposto a negociar sua saída.

Por enquanto, o cenário continua indefinido, com o Santos aguardando a definição das questões financeiras para concretizar o retorno de Neymar. A negociação segue em aberto, mas o desejo do jogador de voltar ao Brasil é claro, e a torcida santista já sonha com o retorno do ídolo.