Ciro Jorge: Conheça o Médico que vem humanizando o atendimento na área da saúde mental e sendo referência na Medicina

Ciro Jorge
DA REDAÇÃO

A rotina do Dr. Ciro Jorge é traçada pela arte do cuidar das pessoas. O profissional acolhe em diferentes ciclos de vida, proporcionando um atendimento individual e humanizado para cada um.  Ciro Jorge, tem 32 anos, nascido em Monte Santo de Minas, MG, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes.

Há 3 anos realizou o seu maior sonho tornando-se médico, possui especialização em psiquiatria e saúde mental. Atua com atendimentos individualizados e também ministra capacitação e mentoria aos municípios e serviços privados de saúde mental. É apaixonado por pessoas e tem um jeito humanizado de atendê-las.

Resiliência, perseverança, é assim que o médico vem quebrando barreiras e construindo seu próprio caminho. Veio de uma família trabalhadora e guerreira, que sempre o impulsionou a buscar por seus objetivos. Desde muito cedo sabia que queria ser médico e batalhou por esse sonho.  “Ao finalizar o ensino médio e após alguns anos de cursinho, iniciei meu tão sonhado curso. No segundo ano da faculdade, desenvolvi síndrome do pânico e ali foi a primeira vez que tive o contato direto com a psiquiatria e me deparei com a dificuldade da autoaceitação em relação a doença e da aceitação das pessoas a nossa volta, os preconceitos existentes. E minha vivência fez com que eu olhasse para essa especialidade com mais carinho. Durante a graduação, pude acompanhar o atendimento em um hospital psiquiátrico e foi ali, que me apaixonei e escolhi seguir na área da saúde mental”, conta.

Paralelo a faculdade de medicina, Ciro optou por trabalhar para ajudar a pagar o curso. “Trabalhei como motorista de aplicativo e foi uma época muito corrida, apesar dos desafios enfrentados, isso me fez um homem mais batalhador, que seguiria até o fim por esse sonho. Estudava por tempo integral, quando saia da faculdade ativava o aplicativo até a noite. Em casa, cumpria meu terceiro turno, me dedicar aos estudos. Tudo valeu a pena e sou muito grato aos meus pais que sempre me incentivaram para batalhar e conquistar meus objetivos. Quero retribuir toda essa gratidão, anos de estudos na medicina, no cuidado, atenção e dedicação com meus pacientes”, afirma.

Ao me formar, iniciei um curso de especialização em saúde mental pela IPQ-HC e já comecei a trabalhar em ambulatórios de psiquiatria e mais tarde em CAPS, que foi de fato aonde eu me encontrei. Hoje continuo trabalhando no CAPS IJ e CAPS adulto, tenho meu consultório particular presencial e faço tele consultas, porém o meu maior empreendimento é sem dúvidas a Eatifa, que em árabe significa afeto, e é esse nome que dei ao meu curso de capacitação e mentoria”, diz o médico.

Eatifa foi criada com o objetivo de capacitar os serviços de saúde mental dos municípios em relação a humanização e trato aos pacientes, promovendo uma melhor relação com o paciente e sua rede de apoio, criando vínculos fortalecidos e de confiança.

Sobre sua missão de vida, Ciro afirma que é continuar transformando vidas através da medicina. “Meu objetivo é poder estimular a qualidade de vida, o bem-estar dos meus pacientes. Quero humanizar a rede de saúde mental, para que as pessoas se sintam incentivadas a buscarem tratamento, conhecer e parar os preconceitos existentes nesta área”, concluiu.

Sobre como a forma que atende seus pacientes, o médico afirma que ama lidar com as pessoas. “ A abordagem humanizada junto ao respeito e compreensão garante que o paciente receba o cuidado de acordo com suas necessidades. Isso traz um benefício muito significativo para a saúde mental do paciente, pois muito além de medicar, tem o acolhimento, a escuta, o apoio. Meu trabalho é pautado no amor ao próximo, em vê-lo bem e feliz”, concluiu o médico.

Em suas redes sociais, o médico fala sobre saúde mental, mostra seu dia a dia, e tem cativado as pessoas com vídeos que compartilha mostrando a convivência divertida com os pacientes. Na rede do Tiktok é conhecido como o ‘Médico do CAPS’, com mais de 10 milhões de visualizações em seu conteúdo. No Instagram, possui mais de 14 mil pessoas que acompanham o médico onde ele aborda sobre tratamento humanizado, o cuidado com os pacientes, a desmitificação do CAPS, a importância de se falar em saúde mental.

Para acompanhar melhor esse médico sensível e empático pela vida humana, siga-o nas redes sociais: @dr.cirojorge

Jornalista Daniela Duarte