A importância do Desenvolvimento Humano nas Organizações

DA REDAÇÃO
Lindsay Carla Damasceno (Consultora de RH Estratégico, Treinadora de desenvolvimento pessoal e profissional)

Desenvolver pessoas, é criar uma relação de entrega entre organizações e profissionais, e resulta em benefícios para todos. É vivenciar de maneira contínua, o compromisso de aperfeiçoar, impactando na produtividade, buscando soluções inteligentes, para o alcance do sucesso do profissional, que se sente motivado à ampliar seus conhecimentos, proporcionando maiores e melhores oportunidades, e as organizações que se beneficiam dos excelentes resultados promovidos pelos profissionais de excelência, dispostos a desempenharem com maestria e responsabilidade, atividades que geram o sucesso da organização, visando resultados de curto, médio e longo prazo.

Há mais de 10 anos, atuo com Consultoria de RH estratégico e Treinamentos na área de desenvolvimento pessoal e profissional, e infelizmente ainda me deparo com empresas que colocam na aba de “não prioridades”, o desenvolvimento pessoal e profissional de sua equipe, gerando alta rotatividade, perda de tempo e dinheiro, por não possuírem setores e/ou processos que atraiam, desenvolvam e retenham profissionais de excelência em seus espaços, preferem investir em outras áreas, e continuam perdendo cliente, lucro e espaço no mercado que é competitivo, e implacável com quem não está disposto a se adequar, com o seu nível de exigência.

Quando a empresa investe no desenvolvimento da sua equipe, ela potencializa sua produtividade, valoriza seus profissionais, motiva-os, estimulando níveis de excelência nos trabalhos prestados, aumentando seus lucros por consequência. É sobre compreender que a competitividade no mercado que avança velozmente, e exige adaptações, está no capital humano, por isso, recrutar, selecionar, treinar e aprimorar, é tão importante e faz parte desse desenvolvimento. É preciso ter mão de obra de qualidade, investir no seu desenvolvimento, ter processos bem definidos, construir conhecimentos, reforçar qualidade, minimizar pontos a serem melhorados, proporcionar e favorecer o autoconhecimento.

O desenvolvimento é o processo que parte da estrutura do RH, não é pontual, é contínuo, tem como objetivo, aperfeiçoar o conhecimento, as habilidades, capacidades e atitudes, transformando pessoas, em valiosos profissionais. É ir além do óbvio, implantar e estruturar processos, que resultam nos resultados desejados, é fazer a diferença, de dentro para fora, e nessa prática da colaboração mútua, fazer com que todos os profissionais envolvidos, promovam aos clientes, a reprodução do que lhe é ofertado diariamente, numa troca genuína, fortalecida pelo propósito, construídas com base nas relações de trabalho sólidas, trazendo equilíbrio, um time engajado, num ambiente de trabalho saudável, produtivo, retendo talentos, a partir de uma comunicação assertiva, incentivando e promovendo resultados.

É sobre desenvolver seus profissionais bem o suficiente para que possam partir, tratá-los bem o suficiente para que eles não queiram, e que ao ficar multipliquem os resultados positivos para si, e para a empresa.

Lindsay Carla Damasceno
Consultora de RH Estratégico, Treinadora de desenvolvimento pessoal e profissional
Redes sociais: @lindsaycarlapsi (Instagram)